sábado, 1 de junho de 2013

JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA?

O post de hoje é também uma sugestão de leitura do livro: "Justiça: o que é fazer a coisa certa." Trata-se de um dos cursos mais concorridos da Universidade de Harvard, ministrada pelo professor Michael J. Sandel.
Dado o sucesso das aulas disponibilizadas gratuitamente no site daquela Universidade americana, o curso virou um livro, que foi traduzido e lançado aqui no Brasil no ano de 2011 com o mesmo nome, pela editora Civilização Brasileira.
O livro não é voltado apenas para o público do meio jurídico. O autor entrelaça, com maestria, temas instigantes do nosso cotidiano, como o casamento de pessoas do mesmo sexo, aborto, dilemas morais e a mentira. A abordagem dada pelo professor aos temas nos permite refletir e rever conceitos, bem como entender melhor a nossa realidade.
"Justiça" visita  as teorias filosóficas de Aristóteles, o Utilitarismo, a ideologia libertária, a questão da equidade de John Rawls, Kant, entre outros temas.
Um dos dilemas morais dos mais instigantes contidos no livro é sobre o bonde desgovernado. Eis o trecho:
 
"Suponha que você seja o motorneiro de um bonde desgovernado avançando sobre os trilhos a quase 100 quilômetros por hora. Adiante, você vê cinco operários em pé nos trilhos, com as ferramentas nas mãos. Você tenta parar, mas não consegue. Os freios não funcionam. Você se desespera porque sabe que, se atropelar esses cinco operários, todos eles morrerão. (suponhamos que você tenha certeza disso).
De repente, você nota um desvio para a direita. Há um operário naqueles trilhos também, mas apenas um. Você percebe que pode desviar o bonde, matando esse único trabalhador e poupando os outros cinco. O que você deveria fazer?"
 
O autor cria um verdadeiro quebra-cabeça moral: é certo sacrificar uma vida para salvar cinco?
Além desse caso hipotético, ele analisa várias situações cotidianas, reais. Tais questionamentos nos levam a muitas reflexões e, como dito, a melhor compreender a realidade e as dúvidas que assolam a nossa sociedade e a nossa própria existência.
Quem não puder comprar o livro, pode ter acesso ao conteúdo das aulas no youtube, onde há vários links, inclusive com legendas em português. Como exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=yzRrcvzjBF4 . Este vídeo é uma lição sobre a mentira. Vale a pena conferir. 
 
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário